terça-feira, 24 de março de 2015

Psicologia das Emergências

A psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos incidentes críticos, acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós trauma e, se for o caso, subsidia intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma psicológico às vítimas e aos profissionais. O assunto se estende às questões que vão da experiência pessoal do estresse pós-traumático aos eventos adversos provocados por calamidades, sejam naturais e/ou provocadas pelo homem na sociedade.
A angústia publica esse sentimento difuso de mal-estar que se origina dos acontecimentos públicos traumáticos, chamados estressores, tais como os acidentes de trânsito com vítima, assim como os provenientes das demais situações limite de toda a violência urbana nos desastres, nas calamidades naturais e nas emergências.
O trauma é uma experiência que atinge a capacidade de suportar um revés, traz a perda de sentido, desorganização corporal e paralisação da consciência temporal.
Além disso, pode deixar marcas que influenciam a criatividade e a motivação para a vida, pois produz bloqueios que se estendem à existência, já que o que dá sentido ao mundo fica abalado com a surpresa de o sujeito ver-se sem condições e com medo do futuro. De fato, trata-se de um acontecimento muito difícil na vida de uma pessoa.
Os desastres podem ser classificados quanto à intensidade, evolução e origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...