quarta-feira, 28 de maio de 2014

MANEJO DE TEMPO




1. Reveja suas metas. Decida o que você quer conseguir no seu dia de trabalho,

     no fim de semana, etc.



2. Faça uma lista das coisas que você acha que precisa fazer e das coisas que você quer fazer, com estimativas de tempo para cada uma.



3. Se as tarefas e as atividades excederem o tempo disponível, decida as prioridades: o que precisa ser feito hoje, o que pode esperar e até quando? o que você quer mesmo fazer hoje? pode delegar alguma coisa? se puder, para quem? o que acontecerá se eu não fizer?  se nada, omita.



4. Selecione ordem e seqüência para as tarefas a realizar. Discuta o tipo de seqüência que lhe serve melhor. Por exemplo: algumas pessoas preferem começar o dia com as tarefas que precisam ser feitam e depois fazer aquelas que as agrade; outros preferem o contrário. Escolha o que, para você, tornaria o seu dia mais agradável.



5. Faça uma tarefa de cada vez e tente acabar cada uma que começou. Não parta de uma coisa para outra, deixando para trás um bolo de atividades parcialmente acabadas. Em geral, deste jeito, cada tarefa demora mais, já que você perde tempo, repetidamente, recomeçando a tarefa. Além do mais, tarefas incompletas ficam na sua cabeça interferindo com o que você está realizando.



6. Não corra imediatamente de uma para a outra. Faça sempre uma pausa entre               

    cada tarefa. Planeje pausas e tempo para relaxar: cafezinho, lanche, tempo para     

    você, etc.



7. Durante o andar do dia, reveja as prioridades.



8. Cuidado com atrasos: você está deixando de fazer coisas porque está estabelecendo níveis de desempenho muito elevados? você está sendo irrealista sobre o que você pode fazer, colocando coisas demais para tempo de menos? está se dedicando apenas às grandes tarefas e deixando as pequenas de lado? pode fazer uma menor agora e tirar o problema do caminho?



9. Você está absorvendo para você coisas que não lhe dizem respeito diretamente? Está aceitando encargos por medo de dizer não para outros ou melindrar alguém? Você está assumindo coisas que poderia não assumir, tentando resolver tudo sozinho(a), tentando se valorizar pela realização de qualquer atividade? Está reconhecendo seus limites?



10. No fim do dia, lembre o que você conseguiu fazer e se dê crédito!

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