1. Reveja suas metas. Decida o que
você quer conseguir no seu dia de trabalho,
no fim de semana, etc.
2. Faça uma lista das coisas que você
acha que precisa fazer e das coisas que você quer fazer, com estimativas de
tempo para cada uma.
3. Se
as tarefas e as atividades excederem o tempo disponível, decida as prioridades:
o que precisa ser feito hoje, o que pode esperar e até quando? o que você quer
mesmo fazer hoje? pode delegar alguma coisa? se puder, para quem? o que
acontecerá se eu não fizer? se nada,
omita.
4.
Selecione ordem e seqüência para as tarefas a realizar. Discuta o tipo de
seqüência que lhe serve melhor. Por exemplo: algumas pessoas preferem começar o
dia com as tarefas que precisam ser feitam e depois fazer aquelas que as
agrade; outros preferem o contrário. Escolha o que, para você, tornaria o seu
dia mais agradável.
5.
Faça uma tarefa de cada vez e tente acabar cada uma que começou. Não parta de
uma coisa para outra, deixando para trás um bolo de atividades parcialmente
acabadas. Em geral, deste jeito, cada tarefa demora mais, já que você perde
tempo, repetidamente, recomeçando a tarefa. Além do mais, tarefas incompletas
ficam na sua cabeça interferindo com o que você está realizando.
6. Não corra imediatamente de uma para
a outra. Faça sempre uma pausa entre
cada tarefa. Planeje pausas e tempo para relaxar: cafezinho, lanche,
tempo para
você, etc.
7. Durante o andar do dia, reveja as
prioridades.
8.
Cuidado com atrasos: você está deixando de fazer coisas porque está
estabelecendo níveis de desempenho muito elevados? você está sendo irrealista
sobre o que você pode fazer, colocando coisas demais para tempo de menos? está
se dedicando apenas às grandes tarefas e deixando as pequenas de lado? pode
fazer uma menor agora e tirar o problema do caminho?
9.
Você está absorvendo para você coisas que não lhe dizem respeito diretamente?
Está aceitando encargos por medo de dizer não para outros ou melindrar alguém?
Você está assumindo coisas que poderia não assumir, tentando resolver tudo
sozinho(a), tentando se valorizar pela realização de qualquer atividade? Está
reconhecendo seus limites?
10. No fim do dia, lembre o que você
conseguiu fazer e se dê crédito!
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