terça-feira, 12 de maio de 2015

MODELOS DE COMUNICAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIAS



MODELO DESC

O Modelo DESC (describe, express, specify e consequences) é um método direto para tratar de conflitos entre duas pessoas. Às vezes, é visto como competitivo e, frequentemente resulta em uma relação Ganhar / Perder, porém, pode ser muito eficaz quando outros métodos não tiverem surtido efeito. Embora possa ser adotado para solucionar divergências com chefes ou colegas, é mais usado por supervisores e chefias que lidam com funcionários subordinados que não costumam cooperar. As etapas do Modelo DESC são as seguintes:

D - Descrever a situação. É importante ser muito específico na primeira etapa. Descreva os pontos divergentes ou o comportamento da outra pessoa da maneira mais clara possível. Procure incluir sempre incidentes específicos, pois isso evita declarações muito genéricas.

E - Expressar sua opinião. Se a pessoa não estiver ciente de que suas ações estão exercendo um impacto negativo sobre você e os demais, em primeiro lugar, ela não pode imaginar que existe um problema. Quando você expressa sua opinião, o indivíduo passa, a saber, claramente que o problema não é aceitável e ele tem que ser resolvido. 

S - Especificar o que você deseja que aconteça. Após expressar sua opinião sobre a situação, indique as mudanças que você espera que aconteçam com a outra pessoa. Aqui, mais uma vez, seja específico para não haver equívocos. A pergunta "O que está em jogo?" está incluída nesta etapa. Você não pode esperar que os outros façam algo simplesmente porque você quer; é preciso vender sua ideia. A reação das pessoas é bem mais positiva quando elas concordam com o motivo apresentado para a mudança em suas ações ou comportamento. 

C - Consequências. A última etapa do Modelo DESC consiste em deixar a outra pessoa saber o resultado esperado. Talvez seja melhor indicar as possíveis consequências negativas primeiro, mas é importantíssimo que você queira e consiga defender essa alternativa caso as mudanças não ocorram. A última parte desta etapa consiste em enfatizar os prováveis resultados positivos a serem atingidos se as mudanças solicitadas forem feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...