terça-feira, 21 de junho de 2016

Psicologia Positiva: a arte de ver o copo meio cheio




Sofrer com fatos que já aconteceram e remoê-los. Ou superá-los e encontrar crescimento e motivação nos eventos vividos? Para a Psicologia Positiva, desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman, apenas a segunda opção faz sentido.
Desenvolvida nos anos 1990, esse ramo da psicologia se dedica a estudar as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania etc.), relacionamentos positivos (amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).
“Ao contrário da psicologia tradicional, que foca no estudo e tratamento de distúrbios como a depressão e a ansiedade, o novo campo da Psicologia Positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas”, explica José Roberto Marques, Master Coach Sênior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, que completa: “A psicologia positiva busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal”. Ainda segundo Marques, não se trata do que conhecemos como “pensamento positivo”, mas, sim, de uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz. “Uma característica central da Psicologia Positiva é que todas as suas aplicações são empiricamente testadas”, comenta.
A Psicologia Positiva não trabalha sobre os problemas das pessoas e como remediá-los; ela busca compreender a ciência e a anatomia da felicidade, das experiências positivas, do otimismo e do altruísmo. Ela aponta para uma visão de que a saúde psicológica é muito mais do que a ausência de sintomas. Nesta visão, uma vida plena inclui:
Satisfação: Viver com alegria, felicidade e prazer. Ter emoções positivas.
Engajamento: Viver o melhor de si. Usar as próprias forças e virtudes do caráter.
Sentido: Encontrar um sentido na vida. (Missão, visão e Valores).
Relacionamentos: Ter relacionamentos saudáveis, com vínculo e apoio mútuo.
Psicologia Positiva no Coaching
A Psicologia Positiva é uma das bases fundamentais do Coaching, uma vez que este processo de desenvolvimento é focado em desenvolver pessoal e profissionalmente o melhor do ser humano, buscando a ressignificação. “O Coaching utiliza algumas técnicas da Psicologia Positiva justamente porque ela estimula o foco nas emoções, qualidades e comportamentos positivos, trazendo maior assertividade, controle emocional e foco – habilidades extremamente importantes no mundo profissional”, argumenta Marques.
Fonte: Conexus.comn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...