Esse será o primeiro dos cinco métodos para administração
de conflitos:
Já que o conflito é inevitável, a verdadeira questão é
como lidar com ele. Nem sempre podemos evitá-lo ou solucioná-lo, mas
normalmente é possível administrá-lo e chegar a uma conclusão.
COMPETIÇÃO (GANHAR I PERDER)
Na administração de conflitos, a ênfase na competição
reflete uma tentativa de dominação total. A filosofia adotada é "quem
ganha consegue tudo". Normalmente o objetivo é vencer o conflito a
qualquer custo, e não buscar a solução mais apropriada para todos os
envolvidos.
A relação Ganhar x Perder é baseada no
poder. Você usa todo o poder ao seu alcance para fazer com que as outras
pessoas tenham a mesma opinião que você. Capacidade de argumentação, cargo
ocupado na empresa, sanções econômicas, coerção e autoridade são algumas das
estratégias comumente utilizadas no enfoque Competição.
Essas características podem levar a acreditar que a
Competição seria raramente útil no local de trabalho. No entanto, há momentos
em que a abordagem ganhar x perder é apropriada.
Utilização apropriada do enfoque Competição:
- Em
emergências, quando são necessárias ações rápidas e decisivas.
- Quando
é preciso implementar mudanças impopulares.
- Quando
outros métodos já foram utilizados e não tiveram efeito.
- Em
relações de trabalho onde há uma atmosfera de pouca confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto: