quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Corpo e Mente


Uma interessante passagem onde Jung comenta a relação entre Corpo e Mente.... ele já falava em culto ao corpo e à aparência em meados dos anos 40!

"Não obstante, devo culpar-me de certa parcialidade, pois omiti o espírito do  nosso tempo sobre o qual a maioria das pessoas se manifesta, pois é coisa  evidente a qualquer um. Mostra-se através do ideal internacional ou  supranacional, que toma corpo na Liga das Nações e em organizações análogas, bem  como no esporte e, finalmente - o que é significativo - no cinema e no jazz.  São sintomas bem característicos do nosso tempo, que estenderam o ideal  humanístico ao próprio corpo. O esporte valoriza extraordinariamente o  corpo, tendência que se acentua ainda mais na dança moderna. O cinema, como  também o romance policial, tornam-nos capazes de viver sem perigo todas as  nossas excitações, fantasias e paixões que tinham que ser reprimidas numa época  humanística. Não é difícil perceber a relação desses sintomas com a situação  psíquica. O fascínio da psique nada mais é que uma nova auto-reflexão, uma  reflexão que se volta sobre nossa natureza humana fundamental. Por que  estranhar então se esse corpo, por tanto tempo subestimado em relação ao  espírito, tenha sido novamente descoberto? Somos quase tentados a falar de uma  vingança da carne contra o espírito . Quando KEYSERLING denuncia  sarcasticamente o chofer como o herói da cultura moderna, sua observação tem um  fundo de verdade. O corpo exige igualdade de direitos. Ele exerce o mesmo  fascínio que a psique. Se ainda estivermos imbuídos da antiga concepção de  oposição entre espírito e matéria, isto significa um estado de divisão e de  intolerável contradição. Mas se, ao contrário, formos capazes de reconciliar- nos  com o mistério de que o espírito é a vida do corpo, vista de dentro, e o corpo é  a revelação exterior da vida do espírito, se pudermos compreender que formam uma  unidade e não uma dualidade, também compreenderemos que a tentativa de  ultrapassar o atual grau de consciência, através do inconsciente, leva ao corpo  e, inversamente, que o reconhecimento do corpo não tolera uma filosofia que o  negue em benefício de um puro espírito. Essa acentuação das exigências físicas e  corporais, incomparavelmente mais forte do que no passado, apesar de parecer  sintoma de decadência, pode significar um rejuvenescimento, pois, segundo  HÖLDERLIN: 'Onde há perigo,surge  também a salvação'. 

  
JUNG, Carl Gustav. Civilização em transição. Tradução de Lúcia Mathilde  Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1993, parágrafo 195, capítulo IV, volume X/3 das Obras Completas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...