quarta-feira, 29 de abril de 2015

Depressão x Terceira Idade

Um dia desses estava vendo um debate sobre a terceira idade e isso acabou chamando a minha atenção em relação a várias coisas principalmente em minha cidade onde o número de idosos é bastante grande. A maioria passa a impressão de estarem sozinhos. Alguns já transmitem algo de diferente por um simples olhar. Um olhar meio distante e triste.
Muitos idosos atualmente são classificados como depressivos, mas a quantidade de jovens em depressão não é divulgada deixando apenas para essa geração o rótulo de deprimido. Vários estudos realizados  em diversos países demonstram que ao envelhecer as pessoas podem gozar de uma excelente saúde física e mental,se observar cuidados preventivos com a saúde.
Os episódios iniciais de depressão não são, na maioria das vezes, exteriorizados pelo paciente por preconceito ou vergonha.
Temos como sintomas pré-depressivos queixas generalizadas como fraqueza geral, mudança de comportamento, perda de apetite, alternância entre alegria e tristeza, falhas de memória e desinteresse. Estudos  recentes mostram que aspectos biológicos,socioeconômicos e psicológicos desempenham um papel relevante no surgimento da depressão no idoso.
Doenças como diabetes e o câncer também contribuem para a depressão na velhice. É uma fase de muitas perdas, como a morte de entes queridos, por problemas financeiros. Tudo isso pode levar então à perda da autoestima,gerando ideia de inutilidade e culpa. Outras doenças como o Parkinson e o Alzheimer também levam à depressão.
O começo da depressão pode ser notado por pessoas mais próximas, observando perda de memória e mudanças de comportamento. Assim cabe aos familiares ou a quem está próximo encaminhá-lo a um médico para que este possa avaliar o quadro e afastar esse problema que o atinge.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...