quinta-feira, 29 de maio de 2014

FATORES DE ADOECIMENTO



Na Medicina Tradicional Chinesa são considerados os fatores de adoecimento as causas internas e externas. A pessoa pode adoecer por deficiência de seu sistema de defesa meio interno ou por sofrer agressões do ambiente em que vive que é o meio externo. Os fatores internos consideram a estrutura genética e hereditariedade, o modo de vida e os sentimentos. Os fatores externos dependem do clima, em suas variáveis manifestações e do meio ambiente. Podendo considerar que se pode adoecer no físico e na mente ou em ambos.
Com o desenvolvimento de muitas terapias com enfoque corporal e a abordagem psicossomática, passou-se a creditar que as doenças físicas como gastrite, dores articulares, doenças intestinais e até o câncer teriam como base as alterações emocionais. Esta visão até certo ponto é importante, para o ser humano observar as doenças com novos olhos, talvez mais otimista, pois, o paciente tem importante papel a cumprir na profilaxia e no tratamento, que antes só o médico resolvia. No entanto, não devemos exagerar nessa visão, pois, pode gerar algumas colocações falsas como: a pessoa tem gastrite porque é nervosa ou a pessoa tem câncer porque guarda mágoa, etc. Esse pensamento leva a crer que tudo se resolve com a cabeça. E com o surgimento da doença, a pessoa se sentirá culpada. Não é bem assim, pessoas bem resolvidas emocionalmente também têm câncer, obesidade, gripe, dor, etc.
A visão da Medicina Tradicional Chinesa é do todo, dos vários fatores causadores de doença que pode agir tanto em um corpo mais frágil, como em outro mais fortalecido. A saúde depende de inúmeras interações possíveis entre o ambiente, as emoções, a alimentação o estilo de vida e a inevitável vulnerabilidade do ser, pois a condição humana inclui a doença e a morte. (Helena Campiglia)
Corpo e mente fazem parte de um mesmo organismo, que não podem ser divididos. E não que, certas pessoas têm apenas doenças mentais, e outras somente doenças físicas, é uma visão que separa o corpo e a mente.
Na Medicina Tradicional Chinesa, entende-se a palavra saúde como resultado do equilíbrio entre o Yin e o Yang. Quando estes estão desequilibre, observa-se o processo de adoecimento. A doença não surge de uma hora para outra, é fruto de uma sucessão de experiências estressantes acompanhada por uma fragilidade do mecanismo de proteção. Esse processo pode começar na adolescência e só se manifestar na idade adulta ou na velhice. Muitos eventos ficam internalizados e, em uma situação específica, podem ser reativados como um alarme, desencadeando uma reação em cascata que culmina com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...