sexta-feira, 30 de maio de 2014

Natureza do ser humano - O ModeloBiopsicossocial



A perspectiva que tem como referência o modelo biopsicossocial tem se afirmado progressivamente. Ela proporciona uma visão integral do ser e do adoecer que compreende as dimensões física, psicológica e social. Quando incorporada ao modelo de formação do médico coloca a necessidade de que o profissional, além do aprendizado e evolução das habilidades técnico-instrumentais, evolua, também, as capacidades relacionais que permitem o estabelecimento de um vínculo adequado e uma comunicação efetiva.

Comunicação
A partir da perspectiva biopsicossocial é evidente a importância de uma comunicação efetiva, no sentido de criar um vínculo adequado, assegurando que os problemas e preocupações dos pacientes são entendidos por aqueles que oferecem cuidados e que informação relevante, recomendações e tratamento sejam entendidos, lembrados e efetivados pelos pacientes.

De acordo com o modelo biopsicossocial, o Técnico de Saúde deve sempre considerar, no seu diagnóstico, a interação dos fatores sociais, psicológicos e biológicos, de modo a avaliar o estado de saúde da pessoa e fazer recomendações, se necessário, para o tratamento. Desta forma, é importante recolher bastante informação e organizá-la o melhor possível, para conseguir um bom diagnóstico (o doente não participa neste processo de recolha de informação.
Somos seres biopsicossociais (psiquismo, corpo, meio sócio-econômico cultural), portanto, não podemos ignorar a importância de manter o equilíbrio e harmonização desses três níveis. A doença pode se manifestar com predominância em um dos níveis, mas, de certa forma, os outros níveis já estão comprometidos. É como se o adoecer se instalasse no corpo para provocar a reconciliação desses três aspectos. Curar apenas o corpo sem avaliar qual o fator desencadeante da doença, é negligenciar a possibilidade de descobrir qual a função e significado daqueles sintomas para cada indivíduo. Porém, nem sempre ausência de sintomas significa “ser saudável”. Viver na apatia e na desesperança, grandes males da vida moderna, também são indicadores de doenças, embora inicialmente não identificados por uma sintomatologia.
Essa forma, holística e indivisível de ver o homem não é nova, tem suas raízes nos primórdios da arte de curar, onde os aspectos que compões essa totalidade já eram apontados como entidades interdependentes.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...