sexta-feira, 30 de maio de 2014

Medicina floral como método terapêutico -

A energia das flores é capaz de recuperar o equilíbrio emocional, prevenindo e até curando doenças físicas.

Meios alternativos de tratamento para problemas de saúde têm ganhado a simpatia e a confiança de pessoas de todas as idades. A busca incessante por um modo de vida mais saudável influi em muitas decisões que tomamos, como a adoção de um hábito alimentar mais balanceado, a inclusão do exercício físico nas atividades do dia a dia e o uso de medicamentos que sejam ao mesmo tempo eficazes e naturais. O tratamento de enfermidades através de chás e outros compostos à base de plantas é um costume muito antigo, uma sabedoria milenar que permanece ainda nos dias de hoje.
Sem qualquer tipo de substância ou procedimento industrial, a medicina floral vem se desenvolvendo ao longo dos anos por estudiosos interessados em desvendar o segredo terapêutico das flores. Dr. Edward Bach, médico inglês, foi o primeiro a divulgar uma relação de 38 composições de florais, que serviram de base para as posteriores combinações de flores. São várias as essências florais disponíveis atualmente no mercado, graças a essa lista criada na década de 1930.

 A atuação do floral sobre as emoções humanas

Bach conseguiu provar, através de sua atividade médica, que a condição mental de cada pessoa está diretamente relacionada à doença física que a aflige. Segundo Bach, todo ser humano tem uma personalidade emocional que é capaz de explicar a sua reação dentro de um determinado contexto e de uma determinada situação. Desse modo, a partir do seu vasto conhecimento sobre o comportamento humano e sobre as plantas, ele conseguiu identificar de maneira surpreendente qual espécie de flor tem o componente necessário para agir em um estado emocional específico.

Houve uma época em que Bach abdicou de seu exercício como médico para se dedicar inteiramente ao estudo das flores, tentando descobrir o modo como cada uma delas age no organismo humano. Para tanto, mudou-se para o campo e começou a observar tudo o que fosse interessante para a pesquisa que se propôs a desenvolver. As descobertas dessa época tiveram uma contribuição de inquestionável relevância para a medicina floral, influenciando vários estudos ao redor do mundo. Como cada país tem suas espécies particulares de flores, inúmeras novas essências foram criadas tendo as flores da Inglaterra como referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sugestão para um novo assunto:

A Música e a melhora do humor

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tã...